Tudo sobre o Eclipse Lunar
Sabias que este é O eclipse lunar com ‘lua de sangue’ mais longo do século
O eclipse lunar total mais longo do século 21 acontece nesta sexta-feira e poderá ser visto de Angola
O fenômeno total - quando a Lua é totalmente encoberta - vai durar uma hora e 43 minutos.
Conhecido como 'lua de sangue', por deixar o satélite com um tom avermelhado, o espetáculo será transmitido ao vivo pela Nasa, agência espacial americana, a partir das 15h15mins
- Como é andar na Lua? Veja o que dizem antigos astronautas
- Astrônomos identificam origem de partícula que pode ajudar a contar a história do Universo
Eclipse lunar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra, em geral, sendo visível a olho nu. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. É como se fosse um eclipse solar porém a Terra encobre a Lua nesse caso.
Por isso o eclipse lunar só pode ocorrer quando coincidem a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital. Este último evento também é responsável pelo tipo e duração do
O eclipse lunar ocorre sempre durante a fase da Lua cheia pois ela precisa estar atrás da Terra, do ponto de vista de um observador no Sol. Como o plano da órbita da Lua está inclinado 5° em relação ao plano da órbita que a Terra realiza ao redor do Sol, nem todas as fases de Lua cheia levam à ocorrência do eclipse.
O eclipse ocorre quando a Lua cheia coincide com a passagem da Lua pelo plano da órbita da Terra. Este ponto onde a órbita da Lua se encontra com o plano da órbita da Terra chama-se nodo orbital. O nodo pode ser classificado como ascendente ou descendente, de acordo com a direção que a Lua cruza o plano.
Ao contrário dos eclipses solares que são visíveis apenas em pequenas áreas da Terra, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar da Terra em que seja noite no momento do eclipse.
Durante mais de uma hora, a Lua vai estar avermelhada, fenómeno que é anunciado como "o eclipse lunar mais longo do século".
O espetáculo será visível da Europa, do Oriente Médio, da África, da Austrália, da maior parte da Ásia e da América do Sul, incluindo o Brasil, logicamente, de onde o céu estiver sem nuvens.
Termos do eclipse
Umbra: A parte central e escura da sombra da Terra.
Penumbra: A parte mais clara e externa da sombra projetada pelo nosso planeta.
Etapas do eclipse
Início do eclipse penumbral: tem início quando a parte externa (e mais clara) da sombra da Terra começa a se mover pela Lua.
Início eclipse parcial: acontece quando a parte central e mais escura da sombra da Terra (umbra) começa a cobrir a Lua.
Início eclipse total: ocorre no momento em que a umbra cobre completamente a Lua, deixando o satélite com coloração avermelhada.
Eclipse máximo: auge do eclipse total.
Fim do eclipse total: a umbra começa a se afastar da face da Lua.
Fim do eclipse parcial: a umbra da Terra deixa completamente a superfície da Lua.
Fim do eclipse penumbral: A parte externa da sombra (penumbra) se afasta completamente da Lua.
O que é a 'lua de sangue'?
Quando acontece um eclipse total, a Lua adquire uma coloração avermelhada ou alaranjada, por isso algumas pessoas chamam o fenômeno de "lua de sangue".
De acordo com o Observatório Nacional, quando a Lua toda está mergulhada na sombra da Terra, nós vemos o satélite mesmo que ele não esteja recebendo luz direta do astro. Isso porque a luz solar atinge a superfície da Lua por meio da atmosfera da Terra.
Algumas faixas de frequência da luz solar são, então, filtradas, criando esse efeito alaranjado, exatamente como acontece no crepúsculo matutino e vespertino, que estamos acostumados a ver antes do nascer e após o pôr do Sol.
Será possível ver Marte e outros planetas?
Na noite desta sexta-feira e nos próximos dias, Marte estará no ponto mais próximo da Terra desde 2003 - visível como uma "estrela vermelha brilhante", onde o céu estiver limpo.
A pesquisadora diz que é fácil ver diversos planetas no céu no mês de julho, principalmente Marte, que estará próximo da Lua no dia do eclipse.
"Vários planetas estão visíveis a olho nu no céu: Vênus está visível a oeste após o pôr do Sol, Júpiter já está alto no céu quando o Sol se põe, Saturno está visível também no início da noite a leste e Marte que está com o brilho máximo, está visível a leste logo no início da noite."
Por que é o eclipse mais longo?
Afinal, por que esse será o eclipse mais longo do século?
De acordo com Nascimento, "é tudo uma questão de geometria: nesse eclipse a Lua vai passar bem no centro da sombra da Terra".
Quando será o próximo?
A pesquisadora Josina Nascimento lembra que o próximo eclipse total da Lua será na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019. E, segundo ela, o Brasil vai ver o fenômeno completo.
Ver A Fonte: BBC
Sem comentários